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Homicídios caem 21,4% de janeiro a setembro de 2019

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O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou hoje (16) que o país registrou queda de 21,4% nos homicídios nos primeiros nove meses de 2019, em comparação com o igual período de 2018. No mesmo período, também houve queda em outros índices de criminalidade, como ocorrências envolvendo estupro (6,4%), roubo a banco (38,4%), latrocínio (22,2%), roubo de cargas (23,3%) e roubo de veículos (26,4%).

Na avaliação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, os dados confirmam a tendência de queda dos índices criminais em todo o país durante os primeiros meses do governo. Segundo o ministro, 8.267 pessoas deixaram de ser mortas a partir de medidas tomadas contra o crime organizado e de combate à corrupção.

“Uma queda de mais de 20% é um número que tem que ser comemorado. É claro que os números remanescentes ainda são muitos altos, e o governo federal vai trabalhar para diminuí-los”, disse Moro.

Plataforma eletrônica

As informações sobre os índices de criminalidade estão disponíveis na plataforma eletrônica Sinesp, no site do Ministério da Justiça. A partir de hoje, as ocorrências de homicídios registradas em todos os municípios do país serão inseridas no sistema e poderão ser consultadas. Até o momento, os dados referem-se ao período entre janeiro de 2018 e setembro de 2019.

Em sua conta no Twitter, Moro comemorou os dados e anunciou a nova plataforma.

Sergio Moro

@SF_Moro

Dados oficiais confirmam a queda expressiva da criminalidade em todo o país durante 2019. Até setembro, foram 29.415 assassinatos, 21,94% a menos do que no mesmo período do ano anterior (37.682). Também caíram estupros, furtos de veículos, latrocínio, roubos, entre outros. https://twitter.com/JusticaGovBR/status/1217795474763210753 

Ministério da Justiça e Segurança Pública

MJSP passa a divulgar dados oficiais de homicídios dos municípios brasileiros. Informações estão disponíveis na plataforma Sinesp. Em todo o país, número de homicídios teve queda de 21,4 % nos nove primeiros meses de 2019 http://bit.ly/2NwwIJ8 

Ver imagem no Twitter

Sergio Moro

@SF_Moro

Agência Brasil

Operação Lighthouse combate pornografia infantil

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A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16/1) a Operação Lighthouse, com o objetivo de combater a posse e divulgação de imagens contendo pornografia infantil por meio da rede mundial de computadores.

Cerca de 30 policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Aracaju e um em Itabaiana, todos expedidos pela Justiça Federal.

As investigações tratam de alvos distintos e sem vinculação entre si, mas a PF decidiu desencadear a operação aproveitando os trabalhos de inteligência já realizados, por meio dos quais foi possível identificar usuários, residentes nas duas cidades, que se utilizavam de redes sociais, serviços de e-mail e de programas eletrônicos para armazenar e divulgar imagens e vídeos com pornografia infantil pela internet.

Durante as diligências, um homem, de 31 anos, residente nesta Capital, foi preso em flagrante por armazenar em seu laptop arquivos e programas contendo imagens pornográficas de crianças e adolescentes. Ele foi conduzido para Superintendência da Polícia Federal, onde foi autuado. Como previsto em lei, pagou fiança e foi liberado para responder em liberdade.

Os crimes investigados – armazenamento e divulgação de cenas pornográficas envolvendo crianças ou adolescentes – preveem penas que, somadas, podem chegar a 10 anos de reclusão e multa.

 

Comunicação Social da Polícia Federal

SAAE divulga resultados preliminares do concurso público realizado em dezembro de 2019

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Candidatos têm prazo entre os dias 16 e 22 de janeiro de 2020 para entrar com recursos contra o resultado

A banca organizadora do Ibade, que aplicou as provas para preenchimento de cargos efetivos e formação de cadastro de reserva do  concurso público do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), divulgou as respostas aos recursos contra o gabarito da prova objetiva, divulgação do gabarito oficial final da prova objetiva e o resultado preliminar da prova objetiva, realizada no dia 22 de dezembro de 2019.

Ao todo, foram aplicadas provas de nível fundamental, médio e superior, para nove cargos, a saber: agente administrativo, assistente social, engenheiro civil, engenheiro sanitarista, eletromecânico, mecânico geral, operador de máquinas pesadas, técnico em eletricidade e motorista de viaturas pesada.

Com a divulgação dos resultados preliminares, os candidatos têm até o próximo dia 22 de janeiro para entrar com pedido de revisão da prova objetiva.

De acordo com o diretor-geral interino do Saae, Paulo Coelho, todo o certame está acontecendo de forma tranquila e com muita transparência. “Essa é uma das últimas etapas do concurso. Estamos esperando o resultado, pois a autarquia precisa contratar profissionais para dar continuidade aos projetos que estão sendo executados pela instituição”, concluiu.

Para conferir os resultados, os candidatos podem entrar no site do Ibade pelo link
https://www.ibade.org.br/. A empresa também disponibiliza em sua página os números de telefones para obter mais informações.

Assessoria

Prefeitura divulga os resultados preliminares do concurso público de Vilhena

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Dentro do prazo, Prefeitura e Ibade entram nas etapas finais do certame

Foi publicado na tarde desta quarta-feira, 15, o resultado preliminar do concurso público da Prefeitura de Vilhena, realizado em dezembro do ano passado. Ao todo, 16.067 pessoas se inscreveram para mais de 240 vagas nos 81 cargos de diversos níveis de escolaridade. Seguindo o cronograma previsto no edital, os arquivos estão disponibilizados no Diário Oficial do município nº 2887 e neste link: bit.ly/PreliminarPMV e bit.ly/PreliminarSaae.

Hoje foi divulgado o resultado preliminar da prova objetiva, juntamente com os gabaritos oficiais. Para os que pretenderem entrar com pedido de revisão da prova objetiva, poderá fazê-lo nos dias 16 a 22 deste mês.

De acordo com o Secretário de Administração, Welliton Oliveira, tudo o que foi estipulado no edital está sendo realizado dentro dos prazos. “A prefeitura e o Ibade realizaram um concurso sem nenhum empecilho”, afirma Oliveira. E os resultados dos pedidos de revisão saem no próximo dia 29, juntamente com o resultado final da prova objetiva e a convocação para a prova prática.

Para consultar todo o cronograma presente no edital e as próximas etapas, basta acessar este link (bit.ly/editaiseanexos). Já para consultar as informações sobre o concurso o acesso pelo site do Ibade (www.ibade.org.br). Seguindo o cronograma constante no edital, a homologação do concurso será divulgada no dia 20 de fevereiro.

Semcom

 

Inovação: Mileine Vargas lança desafio de 21 dias para quem quer ter autoconfiança

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A Treinadora em PNL e Hipnóloga Mileine Vargas abriu em sua agenda a oportunidade de Cursos online e estreia com o DESAFIO DE 21 DIAS, segundo a própria treinadora ao participar do DESAFIO você terá muito mais autoconfiança e tranquilidade para lidar com desafios; você terá mais firmeza para dizer não sem culpas; você conseguirá se posicionar melhor e com mais calma; você terá mais equilíbrio emocional e descobrirá como ter mais controle sobre sua vida.
O desafio irá funcionar da seguinte forma:
A partir de 20 de janeiro, diariamente serão postadas atividades durante 21 dias para que você alcance autoconfiança que você deseja para realizar o que desejar.
Você terá acesso ao aplicativo e terá acesso pelo celular, o conteúdo ficará disponível no seu celular e área do hotmart.
Para Rosângela Goebel, a MV Treinamentos e Desenvolvimento está atendendo demanda de muitos clientes que gostaria de ter acesso a ferramentas de Programação Neurolinguística que pudessem gerar mais e melhores resultados em suas vidas. Mileine Vargas hoje com agenda em diversos estados do País esteve em Vilhena e região para formações, workshops e palestras no ano de 2019 com agenda para o mês de fevereiro 20 para o Curso Master em PNL.
Para participar do DESAFIO 21 DIAS as pessoas podem fazer contato pelo telefone/Watts (69 98142 5919) ou acessar o link anexo e fazer sua inscrição. Rosângela ressalta também que o valor de investimento é acessível a quem queira se tornar mais autoconfiante tendo segurança para realizar seus sonhos. Apenas R$ 197,00 via cartão ou emissão de boleto click agora e garanta sua vaga: https://hotm.art/ZURdWhgp

Semas de Vilhena faz chamamento para recadastrar beneficiários do programa “Nutri Vidas”

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A partir desta segunda-feira, 13, cada ponto de distribuição terá um dia específico para a realização do recadastramento

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando chamamento para recadastrar as famílias beneficiadas pelo programa “Nutri Vidas”, que distribui 490 litros de leite por dia para crianças em necessidade do município de Vilhena. Com nove pontos de distribuição, a secretaria definiu um dia para receber os beneficiários de cada ponto.

O recadastramento, que começa nesta segunda-feira, 13, e vai até o dia 22 (veja calendário de atendimento abaixo), é obrigatório para que as famílias continuem inscritas no programa. Para a efetivação do recadastramento é necessário ter em mãos RG e CPF (originais e cópias), além do comprovante de residência do responsável e certidão de nascimento da criança beneficiada. O atendimento será realizado das 13h às 17h, no prédio da Semas, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n° 921, esquina com a avenida Juraci Correia Müller, no bairro Jardim Eldorado.

De acordo com a secretária da Semas, Patrícia da Glória, o recadastramento das famílias que recebem esse benefício é feito anualmente e tem o objetivo de acompanhar o crescimento das crianças, garantindo que o leite chegue corretamente às famílias necessitadas.

CALENDÁRIO DO RECADASTRAMENTO

Dia 13 (segunda) – beneficiários que recebem o leite na Igreja Católica.
Dia 14 (terça) – beneficiários que recebem o leite no projeto Roda Moinho.
Dia 15 (quarta) – beneficiários que recebem o leite no ponto 1 do bairro Cristo Rei.
Dia 16 (quinta) – beneficiários que recebem o leite no ponto 2 do bairro Cristo Rei.
Dia 17 (sexta) – beneficiários que recebem o leite no Setor 19.
Dia 20 (segunda) – beneficiários que recebem o leite no bairro União.
Dia 21 (terça) – beneficiários que recebem o leite no bairro São José.
Dia 22 (quarta) – beneficiários que recebem o leite no Setor 13.

Semcom

Corpo de mulher é encontrado sem cabeça em rio de Rondônia

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Suspeita da Polícia Civil é de que se trate de um crime de feminicídio. Corpo foi achado em área que fica próxima de Alvorada do Oeste no último fim de semana.

O corpo de uma mulher foi encontrado sem cabeça no rio Ribeirão Cacau, na rodovia 473, que fica a quatro quilômetros de Alvorada do Oeste (RO), no último fim de semana. A Polícia Civil informou que trabalha para identificar a mulher, que pode ter sido vítima de feminicídio.

De acordo com o boletim de ocorrência, o corpo estava boiando dentro de um saco e enrolado no estofamento de um banco de carro. Dois homens que estavam pescando na área encontraram o corpo, que acionaram a polícia na sequência.

Linha 473 em Alvorada do Oeste (RO), onde corpo de mulher foi encontrado por pescadores.

O delegado à frente das investigações do caso, Hazael Francisco dos Santos, acredita que trata-se de um caso de feminicídio, já que o corpo da mulher apresenta diversas perfurações possivelmente oriundas de golpes de faca.

Hazael Francisco disse também que a vítima foi achada amarrada e que há possibilidade de ter sido morta há alguns dias, devido ao estado de decomposição do corpo.

O delegado pede para quem tiver informações sobre alguma mulher que esteja desaparecida entrar em contato com a Polícia Civil de Alvorada do Oeste por meio do telefone: (69) 3412-2619.

Por Mara Carvalho, Rede Amazônica  Foto: Ilustrativa 

Segunda casa do Conselho tutelar já está em funcionamento desde esta sexta-feira

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Com mais uma sede, os dois conselhos dividirão a cidade em dois eixos para facilitar a atuação

Vilhena passa a ter duas casas do Conselho Tutelar. Inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10, mais uma sede para a entidade. Isso só foi possível em razão da eleição de dez conselheiros, em vez de cinco, como vinha ocorrendo desde 1993. A cerimônia de posse dos conselheiros tutelares eleitos em 6 de outubro de 2019 também ocorreu nesta sexta, no auditório da Prefeitura de Vilhena.
Agora, com os dois conselhos tutelares atuando, o Conselho Municipal de Direitos  da Criança e do Adolescente dividiu o município em duas áreas, com cada conselho atuando numa delas. Em termos gerais, tendo como eixo a avenida Jô Sato e a rua Saldanha Marinho, o primeiro conselho atuará no lado Norte, em direção a Porto Velho, enquanto o segundo trabalhará no lado Sul, em direção a Cuiabá.
Mais especificamente, o 1º Conselho Norte atenderá o Setor de Chácaras dentro da sua área de atuação, além das demandas do distrito de São Lourenço, com sua Escola Tenente Melo. Também atenderá a Escola Municipal Iquezinha, localizada às margens da BR-174, e atuará na área de segurança pública, atendendo aos pedidos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Já o 2º Conselho Sul atenderá o Setor de Chácaras dentro da sua área de atuação, o distrito de Nova Conquista, com a Escola Maria Paulina. E ainda a Escola Progresso, na BR-435, além de todos os atendimentos vindos do Hospital Regional e das unidades básicas de saúde.
POSSE DOS CONSELHEIROS ELEITOS – No 1º Conselho Norte tomaram posse como titulares os conselheiros Gilmar Moreira, Lucimar Borges, Márcia Souza, Elisabette Batista e Regiane dos Santos. E para o 2º Conselho Sul os titulares empossados foram Andreia Gonçalves, Lorena Nunes, Rosilene Santos, Édna Marciel e Celimar Oliveira.
Ainda durante a cerimônia de posse, Maria Jucilene Finato, representante do Basa, fez a entrega simbólica de cheque no valor de R$ 30 mil ao CMDCA. O valor será transferido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Participaram da cerimônia de posse dos conselheiros tutelares o prefeito Eduardo Japonês; o deputado estadual Luizinho Goebel; a promotora Yara Travalon; vereadores, representados pelo vice-presidente da Câmara, França Silva; a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia da Glória; e o pastor Genivaldo Santos, presidente do CMDCA.
SERVIÇO: O 1º Conselho Norte permanece no endereço da Rua K, nº 5885, no bairro Jardim Eldorado. Os telefones de contato são o (69) 3322-2269 (dentro do horário regular de expediente) e (69) 98467-4020 (para os horários e dias de plantão). E o 2º Conselho Sul está localizado na Av. Tancredo Neves, nº 6672, no Parque São Paulo. Os telefones de contato do novo conselho é o (69) 3322-8266 (dentro do horário regular de expediente) e (69) 98459-5777 (para os horários e dias de plantão).

 

Assessoria

Prefeitura de Lucas do Rio Verde vai abrir novo concurso público com 59 vagas

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A prefeitura de Lucas do Rio Verde está se preparando para abrir um novo concurso público para admissão de servidores efetivos na administração municipal. O setor de licitações abriu procedimento na modalidade tomada de preços para contratar a banca que vai organizar o concurso.

No edital de licitação é previsto o preenchimento de vagas nos cargos de operador de máquinas, motorista de caminhão, motorista de transporte escolar, padeiro, ajudante administrativo, almoxarife, fiscal de tributos, técnico administrativo educacional (para secretaria e monitoria) e técnico agrícola. Para nível superior, as vagas previstas são para analista de Tecnologia da Informação, auditor fiscal e professor na área de Pedagogia.

A abertura da tomada de preços está marcada para o dia 8 de janeiro. A prefeitura estima uma quantidade de até 8 mil inscritos no concurso. A administração estabeleceu como valor teto para execução dos serviços a quantia de até R$ 340 mil.

Em 2019, a prefeitura de Lucas do Rio Verde abriu concurso para os cargos de guarda municipal, que exigia ensino médio, e para engenheiro civil e advogado, que exigiram ensino superior. A empresa que organizou o certame venceu a licitação com proposta de R$ 42 mil.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

Anvisa alerta sobre tentativas de fraude

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Órgão orienta empresas e a população sobre as formas oficiais de comunicação e os meios para registrar casos suspeitos e denúncias de irregularidades.

 

Empresas e cidadãos devem estar atentos sobre tentativas de fraudes cometidas em nome da Anvisa ou de pessoas que se identifiquem como represente legal do órgão. Um dos casos é a solicitação indevida de pagamento ou cobrança financeira atribuídas a alguma pendência junto à Agência. Exemplo desse tipo de situação pode estar associado à liberação de mercadoria importada retida em postos de fiscalização em portos, aeroportos e áreas de fronteira, além de informes sobre multas.

De acordo com a Ouvidoria e a Coordenação de Gestão da Transparência e Acesso à Informação (CGTAI), o alerta vale especialmente quando é solicitado pagamento por depósito ou boleto bancário, meios de quitação que não são reconhecidos nem praticados pela Anvisa.

Outra situação que caracteriza fraude é a comunicação não oficial de advertência ou penalidade sobre irregularidade verificada em produto ou empresa, com ou sem solicitação de algum tipo de pagamento. Também é fraude ofertar serviço ou algum tipo de facilidade ou vantagem em procedimentos administrativos.

Pode ocorrer, ainda, irregularidade na cobrança da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVS) de pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades sujeitas à vigilância sanitária. Neste caso, a Agência esclarece que a emissão e pagamento dessa taxa é feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) e que, por esse motivo, o órgão não solicita depósito bancário para quitação desse tributo.

Atenção!

Em todas essas situações, é comum os golpistas utilizarem formas de comunicação não praticadas pela Anvisa, como ligação telefônica, mensagem de texto de celular, WhatsApp e-mail não oficial, entre outros. Esses meios diferem-se dos procedimentos oficiais utilizados para comunicar, notificar ou requerer quaisquer documentos ou efetuar cobrança de valores de regularização de produtos e serviços.

Por isso, sempre que possível, é recomendado que o usuário anexe o conteúdo da comunicação suspeita no ato de registro denúncia, de acordo com os meios utilizados, como cópia da mensagem de e-mail ou mensagem de texto (print de tela).

Comunicação oficial

As comunicações oficiais da Anvisa (atos e notificações administrativas), tanto para o setor regulado (pessoa física ou jurídica) quanto para o público em geral, são feitas pelos seguintes meios:

– Publicações no Diário Oficial da União (DOU):  

  • concessão, revalidação, alteração e cancelamento de registro, cadastro ou notificação de produtos;
  • concessões, cancelamentos, alterações de autorização de funcionamento (AFE) e autorização especial (AE);
  • deferimento, indeferimento, cancelamento, retificação e inclusão de forma farmacêutica, insumo ou classe de risco de Certificados de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) de empresas nacionais e estrangeiras;
  • deferimento; indeferimento; cancelamento e retificação, no caso de Certificados de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem (CBPDA) de empresas nacionais.

– Notificações administrativas, remetidas diretamente ao interessado:

  • Ofício físico: impresso em papel timbrado, via serviço postal (Correios), com aviso de recebimento (AR), para o endereço registrado no Sistema de Cadastramento da Anvisa;
  • Ofício eletrônico: enviado para a Caixa Postal do usuário devidamente cadastrado junto à Anvisa.

Formas não utilizadas

Assim como estão bem estabelecidas as formas de comunicação oficial, há também um rol de procedimentos não reconhecido nem autorizado pela Anvisa. Confira abaixo:

– ligação telefônica (especialmente se originada de número de telefone celular);

– mensagem de texto (sms, whatsapp ou outro serviço de mensagem instantânea);

– mensagem de áudio (instantânea ou gravação em caixa postal/voicemail);

– e-mail.

A única exceção são as respostas enviadas pela Anvisa, por meio do endereço [email protected]r, em resposta à solicitação de informação feita pelos canais oficiais de atendimento. Nestes casos, a resposta do órgão é enviada diretamente ao e-mail do solicitante, informado no ato do atendimento.

Canais oficiais

Em caso de dúvida, suspeita de fraude ou denúncia de irregularidade, empresas e cidadãos devem entrar em contato com a Anvisa usando os canais oficiais de comunicação com a instituição. Confira abaixo quais são e a finalidade de cada um.

Canal de comunicação  

Finalidade 

0800  642 9782 

 

Recomendado para sanar dúvidas sobre serviços prestados pela Anvisa. A ligação é gratuita e o horário de funcionamento é das 7h30 às 19h30, segunda à sexta, exceto feriados.

Fale Conosco 

Para esclarecimento de dúvidas e solicitação de informações. É canal ideal caso o questionamento seja de natureza mais técnica e específica. O formulário permite anexar documentos à demanda. Esse canal pode ser acessado através do link:

 

Ouvidori@tende 

Canal da Ouvidoria da Anvisa para o registro de denúncias, reclamações, sugestões ou elogios. Os registros devem ser realizados através do link:

Também pelos canais oficiais de comunicação da Anvisa, usuários em geral podem buscar informações sobre como identificar e se proteger contra fraudes.