Com medidas preventivas intensificadas, Idaron reforça a importância da vacinação contra a Brucelose

Os impactos da doença no rebanho e as estratégias de prevenção serão destacados durante a primeira oficina da Idaron na Rondônia Rural Show.

 

Iniciando seu calendário de eventos dentro da 11ª Rondônia Rural Show, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) promoverá, no dia 20 de maio, segunda-feira, a primeira oficina técnica do circuito 2024, com o tema ‘Brucelose: Proteja a saúde do seu rebanho’. A palestra será conduzida pela médica veterinária Caroline Castro Batista, da Idaron de Porto Velho. A oficina será realizada em dois horários, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30, no miniauditório Rondoleite.

Caroline Castro destaca que, na área de reprodução bovina, as doenças podem causar sérios prejuízos ao produtor e à fazenda. “Uma dessas patologias é a Brucelose bovina, de origem infecto-contagiosa. A zoonose, que também pode afetar humanos, é uma das principais causas de abortos e outras infecções no rebanho”, explicou.

Como toda doença de relevante impacto à saúde pública e a economia, o ideal é a prevenção. “Por isso o foco de nossa palestra será sobre a obrigatoriedade da vacinação”, acentua Caroline Castro. A vacinação contra a Brucelose é obrigatória para bezerras entre três e oito meses de idade. Nesse período, tanto a vacina B-19 quanto a RB-51 podem ser utilizadas.

Ou seja, o produtor deve estar atento à vacinação. “Caso não encontre a vacina B-19 nas revendas agropecuárias, o pecuarista poderá utilizar a vacina RB-51 nas bezerras entre três a oito meses de idade”, destaca a médica veterinária.

Sobre a disponibilidade da vacina, Caroline Castro explica que o produtor rural pode se dirigir a qualquer Unidade Local da Idaron e solicitar a um servidor que consulte as revendas agropecuárias do estado em que há estoque da vacina, através do sistema online (SIS-PECEBT).

“As bezerras vacinadas entre três e oito meses devem ser marcadas no lado esquerdo da face com ferro candente ou nitrogênio líquido. As bezerras vacinadas com a vacina B-19 devem ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação, enquanto as vacinadas com a RB-51 devem ser marcadas com um V”, acentua.

E um destaque importante, que será reforçado na palestra: a vacinação contra a brucelose deve ser realizada por médicos veterinários ou por vacinadores auxiliares sob sua responsabilidade, devidamente cadastrados na Agência Idaron.

- Advertisement -


Vídeo Embutido






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼