Pesquisas em andamento na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Amazônia indicam que a nova variante do novo coronavírus encontrada em pacientes japoneses tem origem no Amazonas. As mutações achadas no vírus, até então inéditas, criaram o que seria uma provável linhagem brasileira. As informações são do UOL.
“Os japoneses colocaram os dados do sequenciamento no banco de dados internacional, e as amostras colhidas agrupam com as nossas aqui. É o mesmo vírus, mas com muitas mutações”, diz Felipe Naveca, pesquisador da Fiocruz Amazonas que coordena os estudos.
Naveca diz que o sequenciamento do vírus feito no Japão foi comparado com as amostras existentes no banco de dados do Amazonas coletadas entre abril e novembro do ano passado. Amostras locais de dezembro ainda estão em fase final de análise no estado, e devem ajudar a entender melhor a situação das mutações do vírus na nova onda de casos.
Ao UOL, o cientista explicou que uma “coincidência” reforçou ainda mais a convicção de que o vírus passou por mutações preocupantes no Amazonas.