Programa “Solo Fértil” foi lançado neste sábado (02/08) no primeiro evento dos produtores rurais do município, com o objetivo de oferecer aos produtores rurais informações sobre a fertilidade do solo para melhorar a produtividade
Com um investimento de mais de R$ 3,5 milhões, o município de Chupinguaia/RO, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico de Solos do município, “Solo Fértil”. A iniciativa visa oferecer aos produtores rurais informações em tempo real sobre a fertilidade do solo, promovendo maior produtividade e sustentabilidade no campo.
Lançado oficialmente aconteceu na manhã deste sábado 2 de agosto, na abertura do 1° Encontro dos Produtores Rurais de Chupinguaia, com o tema “Transformando o Futuro do Produtor Rural”, o programa tem o objetivo principal de melhorar a qualidade do solo e aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável, por meio de análises detalhadas das propriedades rurais. A iniciativa fortalece a agricultura familiar e contribui para a preservação dos recursos naturais.
O programa inédito “Solo Fértil”, que visa aumentar a fertilidade do solo e a produtividade agrícola do município, é uma iniciativa e promessa de campanha da administração do prefeito Dr. Wesley Araújo (PP) e de seu vice-prefeito e secretário de agricultura Eliezer Paraíso (PSD), que visa aumentar a fertilidade do solo e a produtividade agrícola, especialmente na agricultura familiar.
Ele pode envolver a distribuição de insumos como calcário, a realização de análises de solo, a oferta de capacitações e o uso de tecnologias para monitoramento e manejo. Recuperar a fertilidade do solo, aumentar a produtividade agrícola, gerar mais renda e garantir a permanência das famílias no campo. Análises de solo, recomendação de calagem e adubação, distribuição de insumos como calcário, capacitação de produtores, e o uso de tecnologias e sistemas de gestão.
O programa atenderá todo o município de Chupinguaia e Distritos, contemplando os principais polos produtivos, com foco especial nas áreas onde a agricultura familiar é predominante. A meta da Semagri é realizar a análise de solos em todo o município.
“Nossa intenção é auxiliar os produtores, impulsionar a economia rural e garantir mais segurança alimentar, incluindo culturas como café, cacau, hortaliças, mandioca, milho, frutas regionais, entre outras”, destacou o Secretário de Agricultura e vice-prefeito Eliezer Paraíso.
Assessoria