Brasil atinge 4,7 milhões de barris por dia e bate recorde na produção de petróleo e gás natural em maio

Avanço foi impulsionado pela produção no pré-sal, que respondeu por quase 80% do total nacional
Design sem nome - 2025-07-02T110318.141.png

– Foto: Luoman/Getty Images

O Brasil alcançou, em maio deste ano, os maiores volumes mensais já registrados na produção de petróleo e gás natural, segundo dados divulgados nessa terça-feira (1º/07) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Somadas, as produções totais de petróleo e gás natural atingiram 4,76 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Os números representam um avanço significativo na capacidade nacional de produção de energia, reforçando o papel estratégico do país no cenário energético global. A produção de petróleo alcançou 3,67 milhões de barris por dia, enquanto a de gás natural chegou a 172,3 milhões de metros cúbicos por dia, números que também constituem um novo recorde para a produção total brasileira.

O destaque do mês foi novamente o pré-sal, com produção recorde de 3,80 milhões de boe/d. O volume representa 79,8% do total nacional e reflete um crescimento de 1,8% em relação a abril deste ano e de 14,8% na comparação com maio de 2024. A produção ocorreu em 163 poços, com 2,94 milhões de barris por dia de petróleo e 136,75 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

A eficiência do aproveitamento do gás natural também teve destaque, com 97,5% do volume produzido aproveitado. Foram disponibilizados ao mercado 55,41 milhões de metros cúbicos por dia, enquanto a queima foi de 4,29 milhões de metros cúbicos diários — redução de 13,9% em relação a abril.

Confira o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural aqui.

*Com informações da ANP

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME

- Advertisement -








Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼