A terça-feira (18) será um dia marcado por pancadas de chuva em boa parte do país. Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, o ar quente e úmido continua predominante em boa parte do Brasil, favorecendo a formação de nuvens carregadas. Para a região Sul, uma frente fria e um sistema de baixa pressão atmosférica continua favorecendo a formação de nuvens no extremo sul gaúcho.
“Um sistema de alta pressão atmosférica atua no litoral da Região Sudeste e dificulta a organização de grandes áreas de chuva, mas isto não impede que ocorram pancadas de chuva fortes, mas em pequenas áreas”, afirma a consultoria.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores acumulados para o Maranhão nas próximas 24 horas. Boa parte do estado deve ter chuva entre 20mm e 30mm, com destaque para áreas pontuais da região norte que podem ter acumulados de até 50mm nesta terça-feira.
Ainda no Matopiba, também chove no Tocantins e os maiores acumulados são previstos para a faixa norte do estado com chuvas de até 30mm. Nas demais áreas também há condição para chuva, porém com volumes mais baixos. Oeste da Bahia e Piauí não devem ter chuvas significativas no período.
No Centro-Oeste, a precipitação mais expressiva segue sendo prevista para o norte do Mato Grosso. Há tendência de chuva ainda para áreas de Goiás e Mato Grosso do Sul, mas com distribuição irregular e sem volumes expressivos.
“Entre o triângulo mineiro, norte de Minas Gerais, grande parte da Bahia, interior do Piauí, interior do Ceará e entre os estados de Sergipe e Rio Grande do Norte os acumulados previstos não vão passar dos 20mm até o fim desta semana”, complementa a Climatempo.
Para o Sul do Brasil, os sistemas favorecem a formação de nuvens carregadas, mas a chuva fica restrista ao extremo sul do Rio Grande do Sul, sem conseguir avançar para as outras regiões. Nas próximas 24 horas a área pode ter chuva entre 20mm e 40mm. A faixa leste de Santa Catarina e do Paraná pode receber alguma chuva, mas de forma muito irregular e com volumes baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

ÚLTIMAS 24 HORAS
O mapa mostra que na faixa sul do Brasil foram registrados acumulados entre 15mm e 20mm. No sul do Rio Grande do Sul os volumes não ultrapassaram os 15mm no período.
No Sudeste, as chuvas confirmaram a previsão e aconteceram de forma isolada em São Paulo e Minas Gerais, com acumulado entre 15mm e 25mm. O mesmo volume foi observado no sul de Goiás.
No Matopiba só choveu no estado do Maranhão, com precipitação acumulada em 15mm e 25mm, sendo os maiores volumes observados na faixa oeste do estado.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

João Fernando e Tasso acompanhando o plantio do milho. Envio feito por Fernando Ronaldo – Madre de Deus (MG)
Prejuízo pela seca. Envio feito por Leandro Eduardo Cardoso – Sobradinho (RS)
Perda total da soja. Envio feito por Cledison Conte – Naranjal (PY)
Perda total da soja. Envio feito por Cledison Conte – Naranjal (PY)
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas