Local voltou a funcionar no final de julho, depois de quase um ano fechado para reformas e melhorias
Foto: Prefeitura de Porto Velho
Fechado ao público em setembro de 2023, o Parque Natural de Porto Velho (RO) foi reaberto à visitação no final de julho deste ano, após a conclusão de melhorias no local. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) em procedimento do Ministério Público Federal (MPF) que apurava, desde março, as razões do atraso na finalização das obras de reforma do Parque.
De acordo com a secretaria, as obras na Unidade de Conservação contaram com a perfuração de poço semi-artesiano, reforma dos banheiros, construção de mesas para piquenique, substituição dos brinquedos do playground e pavimentação e asfaltamento da via de acesso ao viveiro, que já está trafegável. Com isso, o Parque Natural está em pleno funcionamento.
No entanto, o local ainda precisa de outras reformas e, por isso, tramita na Sema procedimento para contratação de empresa especializada para cumprimento das demais obras, estimando sua conclusão em 12 meses. Além de reformas, a empresa contratada promoverá a gestão operacional compartilhada com fomento do Parque Natural de Porto Velho.
O Parque foi fechado ao público após ser ocupado por famílias que aguardavam realocação pelo Incra. Naquele período, houve a contaminação, pela bactéria E. Coli, dos lençóis freáticos que abasteciam a Unidade de Conservação. A Sema foi notificada pela Saúde Pública para não usar a água do local.
Como solução ao problema, a Sema decidiu construir dois poços artesianos, cujo processo de contratação de empresas de perfuração de poços foi concluído em janeiro de 2024. Paralelamente a este problema, o local já apresentava outras deficiências e precisava de reformas. O Parque está localizado na região Norte de Porto Velho, a 15 km do centro da cidade.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Rondônia