A aula inaugural do I COPFRON é ministrada pelo comandante-geral da pm com o tema: crime organizado e os desafios atuais

A aula inaugural do I Curso de Operadores de Fronteiras, com o tema “O Crime Organizado e os Desafios Atuais”, foi ministrada pelo comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, na manhã de hoje, 29 de julho, no auditório do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho. Este curso é direcionado a oficiais e praças da PMRO e das coirmãs.

Com 44 inscritos provenientes das polícias militares de Rondônia, Acre e Mato Grosso, além de policiais civis de Rondônia, o curso possui uma carga horária total de 546 horas/aula. Seu objetivo é preparar os participantes para atender de maneira segura e eficiente as ocorrências de maior periculosidade nas regiões de fronteira e divisas do estado de Rondônia.

Os policiais terão uma missão específica e diferenciada, dada a grande extensão da fronteira do estado de Rondônia e o fato de que, na sua maior parte, se constitui em fronteira molhada, banhada por rios, favorecendo a incidência de outros crimes transfronteiriços, como tráfico de entorpecentes, homicídios, roubos e furtos de veículos, bem como crimes ambientais como desmatamentos, garimpo ilegal e transporte irregular de madeiras.

Durante a aula, o coronel PM Braguin se dirigiu aos alunos do I curso de operadores de fronteiras, enfatizando que as leis atuais são muitas vezes insuficientes para lidar com a complexidade das organizações criminosas, que se modernizam constantemente. A necessidade de novas legislações foi um ponto central em sua fala. Ele argumentou que leis mais robustas são essenciais para fortalecer o combate ao crime organizado e garantir a segurança pública.

A interação entre as forças de segurança e as instituições legislativas é fundamental para criar um ambiente mais seguro e eficiente no enfrentamento desse tipo de criminalidade. O coronel concluiu ressaltando que somente com um arcabouço legal mais forte será possível efetivamente desmantelar essas organizações e proteger a sociedade.

Para o tenente-coronel PM Jeferson De Oliveira, comandante do Batalhão de Fronteiras e Divisas e coordenador do I COPFRON, o curso representa superação, coragem e compromisso. Ele nasce da necessidade real de preparar homens e mulheres que estarão enfrentando os desafios mais complexos da atividade policial: o combate aos crimes transfronteiriços, o enfrentamento direto a organizações criminosas e as missões em áreas remotas, mas também em inteligência. Ele agradeceu ao governador do Estado, coronel Marcos Rocha, sao secretário da Sesdec coronel BM Vital e ao comandante-geral da PM coronel Regis Braguin.

Fotos: Cabo PM Edixon Herrera

- Advertisement -










Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼