Prefeito comemora resultados da campanha Janeiro Branco da Prefeitura de Vilhena

 

MAIS DE 30 MIL pessoas alcançadas: iniciativa envolveu mais de 60 profissionais da Prefeitura e angariou voluntários

Iniciada no dia 6 de Janeiro, a campanha “Janeiro Branco” da Prefeitura de Vilhena alcançou resultados muito além do esperado pelos organizadores. Ultrapassando a esfera pública, a ação conseguiu apoio voluntário de profissionais liberais e promovendo grande conscientização que foi comemorada nesta terça-feira pelo prefeito Eduardo Japonês.

“Agradeço à toda a equipe das Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Comunicação, além da Fundação Cultural de Vilhena que participaram ativamente para o sucesso desta campanha. É ótimo ver também que as ações vão continuar durante todo o ano para que os cuidados psicológicos em prol da população sejam constantes por parte da Prefeitura em Vilhena e não apenas fruto de uma data específica”, elogiou o prefeito Eduardo Japonês.

Segundo a psicóloga Diene Nepomuceno, coordenadora da campanha, essa foi a maior campanha de saúde mental já realizada na história de Vilhena. Ao todo, foram realizadas 12 atividades pela Rede de Atendimento Psicossocial (Raps).

Foram realizados plantões psicológicos nas praças, pit-stops virtuais (ações de divulgação em massa nas redes sociais), caminhada, evento ciclístico, tardes de meditação, oficinas de orientação emocional, rodas de conversas, mostra cultural e vídeos institucionais de educação em saúde mental divulgados nas redes sociais por profissionais da área. Ao todo 64 profissionais das áreas de Saúde, Comunicação, Educação e Cultura se mobilizaram diretamente nas atividades, além do apoio de outros voluntários, resultando no alcance de um público presencial direto de mais de 1,5 mil pessoas e outros 31.489 pessoas através das redes sociais (considerando apenas as páginas oficiais).

Além das ações realizadas em janeiro deste ano, a campanha deixou dois projetos como “legado”, que serão desenvolvidos durante os próximos meses para que o assunto continue sendo debatido. São eles: “Desafio na Rede” e “Colorindo a Vida”, que terão mídia própria adicional em breve.

“Cuidar da saúde também é cuidar da mente. O número de pessoas que adoecem devido a problemas de ordem psicológica cresceu muito nos últimos anos, por isso é muito importante o apoio da Prefeitura em campanhas de saúde mental”, revela Afonso Emerick, secretário municipal de Saúde.

A campanha “Janeiro Branco” é também lei no município há três anos e, conforme os profissionais envolvidos, a cada janeiro tem ganhado maior adesão, sendo a campanha de 2020 o maior exemplo de integração e consolidação da ação. O sucesso da iniciativa deu ânimo e renovou o otimismo dos envolvidos para o planejamento e execução de mais ações em outras campanhas neste e no próximo ano.

Semcom

 

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