Em alusão à campanha “21 Dias de Ativismo”, MPRO promove capacitação sobre combate à violência de gênero no ambiente escolar

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou uma capacitação com palestra e oficinas temáticas sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas no ambiente escolar, na sexta-feira (28/11). A atividade foi desenvolvida por meio da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc), em colaboração com as Promotorias de Justiça, a Ouvidoria das Mulheres do MPRO e o Núcleo de Atendimento às Vítimas (Navit). A ação fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” e aconteceu no auditório da Faculdade São Lucas – Campus II, em Porto Velho.

O evento reuniu membros e servidores do MPRO, a defensora pública Débora Machado Aragão; a secretária de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Batista de Oliveira; a superintendente regional de Educação de Porto Velho, Izis Cubia Mendes Leandro da Silva; o secretário municipal adjunto de Educação de Porto Velho, Giordani dos Santos Lima; e o diretor do corpo de alunos do Colégio Militar Dom Pedro II, capitão do Corpo de Bombeiros Augusto Flores. Também participaram professores e gestores da rede pública de ensino, para discutir formas de mobilização e proteção de gênero.

Representando o Procurador-Geral de Justiça, a promotora e coordenadora do Gaeduc, Luciana Ondei Rodrigues Silva, explicou que a iniciativa reafirma o compromisso institucional com a construção de uma sociedade mais justa e segura. Segundo ela, ações coletivas são fundamentais para garantir proteção e oportunidades iguais, especialmente no ambiente escolar, tema central da mobilização.

A promotora de Justiça destacou ainda a urgência do enfrentamento à violência de gênero e ressaltou que a escola deve ser um espaço seguro e de desenvolvimento. “Quando essa violência se instala, ela interrompe futuros, limita possibilidades e silencia potenciais que deveriam florescer com liberdade”, afirmou Luciana Ondei.

A coordenadora do Navit, promotora de Justiça Tânia Garcia, pontuou que iniciar as atividades dos 21 Dias de Ativismo em ambiente escolar representou uma ação estratégica institucional. “Esta é uma abertura muito simbólica porque um dos principais ativismos para a erradicação da violência contra meninas e mulheres está na educação. Neste local podemos intensificar o enfrentamento, criar uma rede de apoio para a superação e trabalhar de forma eficiente quanto à prevenção da violência”, reforçou a promotora Tânia Garcia.

Atividades

No período da manhã, foi realizada uma palestra com o tema “Mobilização pelo fim da violência no ambiente escolar, especialmente contra meninas e mulheres”. À tarde, aconteceram oficinas temáticas para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a capacitação. As especialistas em gestão educacional, Elvira Pimentel e Danila Di Pietro, conduziram as atividades, trazendo experiências práticas sobre administração educacional e proteção de estudantes.

O objetivo foi apresentar estratégias para prevenir agressões físicas, psicológicas e outras formas de violência dentro das escolas, além de estimular a construção de comportamentos masculinos saudáveis. A violência pode ser caracterizada como qualquer ato que machuca ou prejudica alguém, seja com palavras ou ações.

O encontro ocorreu de forma híbrida, com participantes presentes no local e outros acompanhando online, por meio do canal oficial do Ministério Público de Rondônia no YouTube. Professores e gestores puderam interagir com as palestrantes e tirar dúvidas sobre como agir diante de situações de risco.

Com a iniciativa, o Ministério Público de Rondônia reforça a união entre instituições e sociedade a fim de garantir ambientes seguros e livres de violência, em especial para meninas e mulheres no ambiente escolar.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
- Advertisement -











Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼