Mostra Cultural do TJRO divulga selecionados para shows de palco e exposição

Lista preliminar ainda poderá ser ampliada, e outros artistas convocados para Sarau de abertura e exposição digital

A Comissão Organizadora da VII Mostra Cultural do Judiciário de Rondônia divulgou a lista preliminar de artistas e obras selecionados para integrar a programação oficial do evento, que será realizado de 1º a 5 de novembro de 2025, em Porto Velho. A abertura será marcada por um sarau, de microfone aberto, seguida por dois dias de espetáculos e exposição de obras como quadros, esculturas, poesias e produções digitais.

Os trabalhos foram avaliados por curadores convidados, seguindo os critérios previstos no edital, como adequação ao tema, criatividade, qualidade artística e viabilidade técnica.

De acordo com a Comissão Organizadora, a lista já contempla todos os trabalhos selecionados, mas o formato de participação de alguns artistas ainda poderá ser ajustado pela direção do espetáculo, a cargo de Gilca Lobo.

Ampliação das vagas de palco

Embora o edital previsse 12 números por noite, a comissão decidiu abrir quatro vagas adicionais por dia, elevando para 31 o total de apresentações cênicas (música, dança, teatro, performance ou cinema). A medida permite maior participação de servidores, magistrados, estagiários e de representantes de mais comarcas.

Ao todo foram recebidas 283 obras durante o período de inscrições, vinculadas a 276 artistas, num total de 295 inscrições. Após avaliação dos curadores e ajustes realizados pela Comissão de Organização da Mostra Cultural a fim de acrescentar algumas vagas e garantir a participação de representantes de todas as comarcas do estado, 81 obras foram selecionadas, vinculadas a 194 artistas.

Organização e preparação

As apresentações de palco serão realizadas em dois dias, mas a divisão entre os grupos ainda será definida. O nome dessas obras não será divulgado neste momento, para preservar o repertório.

A partir de agora a preparação para a mostra passa a ter a orientação da direção artística, que deverá promover arranjos conforme o roteiro a ser elaborado pela diretora, inclusive por meio dos contatos que ela irá fazer com cada artista para ajustes artísticos.

De acordo com o regulamento, terão direito a diárias e indenização de deslocamento apenas magistrados(as) e servidores(as). Convidados, dependentes e público externo participarão sem ônus para o TJRO e deverão custear deslocamento e outras despesas necessárias. Aqueles que irão expor as obras digitais não serão convocados nem terão direito à concessão de diárias.

Arte e solidariedade

O presidente da Comissão Organizadora, juiz Johnny Gustavo Clemes, destacou a relevância da seleção. Segundo ele, a Mostra Cultural é um espaço de encontro e valorização da diversidade que forma o Judiciário rondoniense. “Cada obra inscrita reflete histórias, identidades e memórias que fortalecem o pertencimento institucional e a integração de nossa comunidade”, afirma.

O evento será transmitido ao vivo e terá entrada gratuita. Além da arte, a solidariedade também faz parte do evento e o público, servidores(as) e magistrados(as) são convidados a doar fraldas, adultas, geriátricas e infantis para garantir assistência a pessoas vulneráveis em diversas localidades do estado.

A lista preliminar de selecionados pode ser acessada no link abaixo:

Lista de Aprovados – Mostra 2025.docx – Documentos Google

 

Assessoria de Comunicação Institucional

- Advertisement -











Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼