MPRO reforça diálogo institucional com órgãos da segurança pública em Rondônia

O coordenador do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público de Rondônia, promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, realizou, entre os dias 6 e 14 de maio, uma série de visitas institucionais a órgãos da segurança pública do Estado. As reuniões ocorreram com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e da Polícia Técnico-Científica (Politec), com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta, discutir desafios comuns e alinhar estratégias de cooperação.

Polícia Militar

Na terça-feira (6/5), o coordenador do GAESP reuniu-se com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Regis Wellington Braguin Silverio. O encontro buscou estreitar os laços institucionais e tratar de temas como o número de policiais no interior do estado, a infraestrutura das unidades e a manutenção de viaturas.
Também foram discutidas ações com uso de tecnologia, como o aplicativo para proteção de vítimas de violência de gênero. Outro ponto abordado foi a proposta de criação de um plano conjunto para acompanhar e fiscalizar casos de mortes envolvendo policiais e situações em que esses profissionais são vítimas de crimes.

Polícia Civil

Na quarta-feira (7/5), o promotor Pablo Viscardi foi recebido pelo delegado-geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud. A reunião teve como foco a colaboração entre MPRO e Polícia Civil em frentes como o enfrentamento à violência doméstica, questões administrativas e orçamento.
Durante o encontro, foi ressaltada a importância de ações conjuntas para tornar mais eficientes as estratégias de segurança pública e melhorar os resultados para a sociedade.

Sesdec

Na quinta-feira (8/5), o coordenador do Gaesp reuniu-se com o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Bernardo Vital. A reunião serviu para apresentar oficialmente o novo coordenador do Gaesp e reforçar o compromisso com o trabalho conjunto.

Entre os assuntos discutidos, estavam a falta de pessoal nas polícias, o combate ao crime organizado e o apoio a políticas públicas de proteção às mulheres. O Gaesp destacou o papel da atuação preventiva e do diálogo permanente com a secretaria para promover melhorias na segurança pública.

Polícia Técnico-Científica

Fechando a agenda, na quarta-feira (14/5), o promotor Pablo Viscardi reuniu-se com a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (Politec), representada pelo superintendente Domingos Sávio de Oliveira da Silva, a superintendente-adjunta Ana Júlia Frazão Paiva e o corregedor João Dias de Oliveira Júnior.

O encontro abordou problemas enfrentados pelas unidades da Politec, como a falta de pessoal, materiais e estrutura física. Também foi debatida a necessidade de melhorar a cadeia de custódia, que é o processo de controle e guarda das provas coletadas nas investigações criminais.
Foi encaminhada a realização de uma reunião técnica entre os órgãos envolvidos para alinhar ações e propor soluções conjuntas.

Atuação integrada

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Gaesp, atua para garantir o direito à segurança pública. Esse direito prevê que todos têm o dever e a garantia de viver com proteção, sem medo e com respeito às leis. O MPRO fiscaliza e colabora com as instituições responsáveis por manter a ordem e proteger a população, buscando soluções que melhorem o atendimento, o funcionamento e os resultados da segurança pública em Rondônia.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
- Advertisement -








Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼