Grupo de Trabalho sobre TICs avança na agenda digital e inicia declaração ministerial para o bloco econômico

Entre os assuntos debatidos no encontro estavam a conectividade universal e significativa, sustentabilidade espacial e ambiental, e ecossistema digital
Design sem nome (6).png

Foto: Peter Neylon/MCom

O Brasil está à frente das discussões sobre o futuro digital e sustentável no BRICS. Nesta quinta-feira (3), o país liderou virtualmente a segunda reunião técnica do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que reuniu representantes das 11 nações-membro para debater temas estratégicos, como conectividade universal, inclusão digital e sustentabilidade ambiental. O encontro marcou o início da elaboração da declaração ministerial, que será apresentada na cúpula do BRICS em julho.

Ao participar da abertura da reunião, a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, destacou a importância do diálogo contínuo sobre temas essenciais para o avanço das comunicações e da transformação digital em nível global.

“A cooperação e a troca de experiências entre os nossos países são indispensáveis para a superação de desafios significativos. A era digital impõe responsabilidades compartilhadas e, por meio de esforços coordenados, poderemos avançar rumo a um futuro mais justo e sustentável”, afirmou.

Também presente na abertura, o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, ressaltou a agenda comum de desenvolvimento, inclusão e compromisso com as relações multilaterais. “É uma grande conquista que hoje sejamos 11 países membros do BRICS, compartilhando a visão de que o acesso à conectividade significativa, de forma sustentável e equitativa, é um fator-chave para o progresso e a prosperidade”, destacou.

A delegação brasileira conta com técnicos dos Ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de organizações parceiras, como a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

A reunião teve como pauta principal o início das negociações sobre a declaração ministerial, que será assinada pelos ministros dos países membros em 2 de junho, presencialmente em Brasília.

Após o encontro, o chefe da Assessoria Internacional do MCom, Jeferson Nacif, junto com o chefe da Divisão de Temas Digitais do Itamaraty, Marcelo Martinez; o assessor internacional da Anatel, Alexandre Moraes; e o coordenador-geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do MCom, William Zambelli, concederam uma coletiva de imprensa na sede do BRICS.

Na ocasião, Jeferson destacou o seminário realizado no dia anterior. “A realização do seminário foi um dos produtos entregues pela presidência brasileira do BRICS. A sustentabilidade ambiental é um tema extremamente relevante, não apenas pelo impacto global, mas também para o Brasil, especialmente porque, neste ano, também presidiremos a COP30, em Belém”, pontuou.

“Queríamos pautar as questões relativas à contribuição do setor de TICs e seus impactos na sustentabilidade ambiental, promovendo a troca de dados, estatísticas e informações entre os países membros”, completou.

Já Marcelo Martinez, do Itamaraty, fez um breve resumo sobre a segunda reunião técnica do grupo. “O encontro teve como objetivo inicial verificar o andamento dos trabalhos em cada uma das linhas prioritárias, além de apresentar a primeira minuta da declaração ministerial. Também realizamos um pequeno balanço para definir os próximos passos de acordo com o calendário do nosso GT”.

O seminário “Green Digital Action” foi organizado pela presidência brasileira do BRICS para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, evidenciando como as TICs podem ser aliadas na construção de um futuro mais verde.

A próxima reunião técnica do Grupo de Trabalho de TICs está agendada para 6 de maio.

Texto: ASCOM
- Advertisement -








Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼