MPRO sedia evento para discutir prevenção da gravidez na adolescência

Na manhã desta quinta-feira(22/2) aconteceu o “2º Seminário Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, com o tema “Ampliando o olhar e promovendo o cuidado”.

O seminário trouxe um olhar multifacetado sobre o planejamento familiar, que perpassa diversas frentes da nossa sociedade. Devido a isso, um grupo multiprofissional esteve reunido no auditório do MPRO para o evento. “O problema atravessa vários setores da sociedade. É necessário reunir um esforço coletivo para tratar o tema.” informou a organizadora do evento e subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, Ana Emanuela.

O Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, com atribuição na curadoria da saúde municipal, sublinhou a importância da temática da prevenção da gravidez na adolescência. Ele destacou que “a gravidez precoce não representa apenas um risco à saúde, mas também se configura como um problema social”. O membro do MPRO ressaltou a necessidade de atuar na prevenção, afirmando que o tema é fundamental e deve ser trabalhado no presente momento para evitar problemas sociais futuros.

Conforme o Promotor Julian Farago, que atua no GAECIV: “todas as ações voltadas para a prevenção da gravidez na adolescência resultam em consequências positivas para a sociedade”. O Promotor destacou que eventos como o seminário promovem essa reflexão necessária. Enfatizou ainda a necessidade de buscar maneiras de reduzir a ocorrência de gravidez indesejada entre os adolescentes, já que a maioria delas não é planejada.

O Promotor disse também que a gravidez na adolescência se configura como um grave problema, que acarreta diversos riscos, como evasão escolar, gravidez de risco e perigo para a saúde e vida tanto da gestante quanto do bebê. Ele mencionou que programas direcionados para tratar desse tema têm obtido resultados positivos, com redução percentual da incidência de gravidez não planejada nessa faixa etária.

Durante a abertura do evento, a Secretária Adjunta de Saúde de Porto Velho, Marilene Penati, disse que ainda há a necessidade de quebrar muitos paradigmas em relação à gravidez na adolescência. Ela ressaltou a existência de muito preconceito em torno do tema, que é frequentemente associado a um tabu ou pecado.

A participação do MPRO no evento, representado pelo Promotores Tiago Nunes e Julian Farago, reforça o compromisso institucional de abordar questões sociais sensíveis a todos e contribuir para a implementação de medidas efetivas para enfrentar esses desafios na sociedade.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
- Advertisement -








Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼