Vinculado ao MEC, o Instituto Benjamin Constant (IBC), é uma referência no atendimento de pessoas com deficiência visual na América Latina, atendendo a mais de 900 pessoas, que passam por todas as etapas da educação básica, atividades complementares, disciplinas adicionais, especializações, Programa de Residência Médica em Oftalmologia e produção gratuita de material didático.
O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, comemorou a ocasião com uma grande conquista para a classe. Nesta quarta-feira (14/12), na sede do Rio de Janeiro da instituição, serão formadas as primeiras turmas dos cursos de educação profissional do local, nas áreas de massoterapia, artesanato e instrumento musical.
“É uma grande vitória para o IBC, pois os cursos estão dentro do catálogo nacional dos cursos técnicos. E ainda temos mais uma novidade, que é o curso de revisor de texto em braile. É um curso inédito, feito na expertise do Instituto Benjamin Constant e após a sua conclusão, tem a oportunidade de estar no mundo do trabalho, concorrendo a diferentes vagas.”, destacou o diretor.
Os cursos foram criados a partir de 2019 e são voltados para a profissionalização, com toda a infraestrutura necessária, montada a partir da necessidade de pessoas cegas e com baixa visão. Parte dos formandos já está no mercado de trabalho, aguardando apenas a chegada do certificado para começar a atuar.
CURSOS
A Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do MEC, lançou dois novos cursos sobre a temática: “Atendimento Educacional: Deficiência Visual (cegueira) – Alfabetização” e “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual no Ensino Fundamental”. Ambas as formações são gratuitas e estão disponíveis na plataforma Ambiente de Aprendizagem Virtual do Ministério da Educação (Avamec).
São cursos autoinstrucionais (sem tutoria), com certificação e destinados aos professores do atendimento educacional; profissionais da educação e familiares, e pessoas interessadas no tema. Quer participar? Clique AQUI
Assessoria de Comunicação Social do MEC