MEC debate sobre uso da tecnologia para fomento da educação básica e redução da evasão escolar

O secretário de Educação Básica da Pasta, Mauro Rabelo, apresentou as ações desenvolvidas sobre a temática no Fórum Mundial da Educação, em Londres
Ouso da tecnologia na recuperação das aprendizagens foi tema debatido no terceiro dia do Fórum Mundial da Educação, que acontece no Reino Unido. Em sessão plenária, realizada nesta quarta-feira (25), o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Mauro Rabelo, apresentou as ações desenvolvidas pela Pasta com foco na temática. A palestra contou com a participação da delegação do MEC, comandada pelo titular, o ministro Victor Godoy.

O secretário Mauro Rabelo iniciou seu discurso mostrando que a educação básica no Brasil engloba um universo de 46 milhões de estudantes, sendo 38 milhões da rede pública. São 178 mil escolas, sendo 137 mil públicas; e mais de 2,19 milhões de professores. Desses, 1,7 milhão estão na rede pública.

“O Brasil tem trabalhado na recuperação das aprendizagens e investido em tecnologia na educação brasileira. A Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica lançada pelo Governo Federal nesta semana reforça esse componente da inovação e tecnologia para a educação brasileira”, afirmou o representante do MEC na sessão plenária do Fórum.

Entre várias frentes de atuação da Pasta, o secretário apresentou projetos do MEC em apoio às redes estaduais e municipais de educação, seja com repasses de recursos, ações de formação oferecidas em ambientes virtuais de aprendizagem, políticas educacionais e disponibilização de ferramentas de tecnologia.

Uma das ações exibidas foi o Laboratório de Criatividade e Inovação (LabCrie) para a educação básica. O Programa do MEC oferece um espaço exclusivo para a formação de professores com o fornecimento de equipamentos, plataformas digitais e metodologias que permitam desenvolver a inovação na prática pedagógica.

Ainda no que diz respeito à recuperação das aprendizagens, o representante do MEC apresentou a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas. A ferramenta foi criada para apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais. Além disso, as avaliações disponibilizadas na plataforma possibilitam a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagens de estudantes que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio.

Agenda bilateral

No terceiro dia de evento, a comitiva do MEC também participou de encontros com representantes internacionais. Entre eles, o diretor do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, Rupert Daniels, para tratar de possíveis parcerias.

A equipe também visitou uma escola primária em Londres que atende uma comunidade carente, para conhecer as ações de boas práticas.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC

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