A central covid de Vilhena passou a contar mais 10 máscaras especiais no tratamento de pacientes da Covid-19 que apresentam acometimento pulmonar. As máscaras VNI estão sendo utilizadas para a realização de ventilação não invasiva, melhorando os níveis de oxigenação e diminuição do desconforto respiratório do paciente, evitando assim a intubação.
A doação foi feita pela OAB/RO subseção Vilhena/RO através da sua presidente Dra Vera Paixão durante essa pandemia no país, sobretudo na região norte hospitais públicos e particulares também já utilizam as máscaras.
De acordo com Dra Vera a OAB tem doado no estado inteiro estas máscaras que é um importante tratamento nos casos de covid-19.
Segundo especialistas a solução é simples, econômica e eficiente na medida em que tem ajudado pacientes de todo o Brasil a se recuperarem mais rápido sem a necessidade, na maioria dos casos, de serem conduzidos para uma terapia invasiva, ou seja, que depende de respiradores artificiais afirma Vera.
“Segundo a coordenadora da central covid/hospital de campanha do município de Vilhena, Enfermeira Jussara Guimarães agradece as doações e fez o recebimento juntamente com fisioterapeuta Luana Zuquini e a Dra de plantão Patrícia Sabino a mesma relata que as máscaras podem ser utilizadas em enfermarias comuns/Clínica médica.
A vantagem da máscara em relação aos equipamentos tradicionais é que ela filtra todo o ar respirado pelo paciente gerando menos risco de transmissão do vírus para os profissionais de saúde”, esclarece a profissional de saúde.
É comprovado que vários pacientes que contraiu o vírus conseguiu se recuperar com a ajuda das máscaras de VNI.
A restrição é somente para os casos de pacientes com nível de consciência rebaixado e insuficiência respiratória grave, como explica a fisioterapeuta Luana Zuquini
Ela enfatiza que parte dos pacientes com Covid-19 acaba desenvolvendo complicações pulmonares, por isso, a ventilação não invasiva é utilizada logo no início do tratamento a fim de melhorar a capacidade pulmonar deles.
“Utilizando essas máscaras à gente já conseguiu ver uma melhora importante no quadro dos pacientes evitando que fosse realizada a intubação orotraqueal, o que aumenta o risco de mortalidade.
Percebemos uma melhora significativa e conseguimos acelerar a alta hospitalar dos pacientes” explica a profissional de saúde.
Para a médica dra Patrícia Sabino chegada das máscaras foi importante para o município no combate a covid-19. “A ventilação não invasiva é uma alternativa aos pacientes em insuficiência respiratória orotraqueal antes de progredir para uma intubação. Sem dúvida, a doação das máscaras com o uso em vários hospitais do país que está luta contra este inimigo invisível et extremamente importante pra nós de Vilhena, Foi um ganho bem significativo pois agora serão mais 10 pacientes que podemos dar assistência com estas máscaras que ajuda melhorar muito a condição do paciente para nos profissionais de saúde que estamos à frente e no manuseio do paciente contribui bastante na luta contra a covid-19”, afirma a médica.
Vale ressaltar que a intubação é um procedimento pelo qual o médico introduz um tubo na traqueia do paciente, através da boca ou do nariz, para mantê-lo respirando quando alguma condição impede sua respiração espontânea.